Pular para o conteúdo principal

Tipos de desenvolvimento para textos dissertativos

Tipos de desenvolvimento para o texto dissertativo

            O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, você discutirá os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação, além do que estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas maneiras diferentes:
a) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a tentativa de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o assunto.
b) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do argumento. É trabalhar com os "prós e contras", sem dar ênfase a apenas um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
c) Oposição de ideias:
Trabalhar com oposição de ideias é explorar com o mesmo interesse crítico dois polos que sustentam a discussão. Por exemplo, em se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
d) Causas e consequências:
Trabalhar com causas e consequências é apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo, as suas decorrências.
e) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.

Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Frases para parágrafos - causas e consequências:
  • Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por exemplo, ...
  • Em consequência disso, vê-se, a todo instante, ...
Frases para parágrafos - prós e contras:
  • Alguns argumentam que .... . Além disso ... . Isso sem contar que ....
  • Outros, porém, ..... . Há registros históricos de ....... que .......
Frases para parágrafos - trajetória histórica:
  • Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
  • Atualmente, observa-se que ...
  • Em consequência disso, nota-se ...
Outras frases:
  • Dentre os inúmeros motivos que levaram o ...... é incontestável que .....
  • A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ......
  • Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , ....



Exercício

Exemplo de dissertação para análise

A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura atual.  O seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao conhecimento e à informação, entretanto o seu mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formas. O que a caracteriza como benéfica ou maléfica é o modo que ela é usada.
Dentre tantos aspectos positivos, o que mais se destaca entre os benefícios da internet é o caráter de sua acessibilidade. É simples publicar e acessar conteúdos dos mais variados campos do conhecimento, o que representa um poder de acesso à informação nunca antes testemunhado na história tecnológica do mundo. Por meio da internet, o usuário pode encontrar grandes acervos de livros digitalizados, visitar páginas de conteúdos especializados e também acompanhar informações atualizadas por meio de grandes portais de notícia. Sendo assim, pode-se afirmar que a internet inaugurou uma nova geração e uma nova cultura, caracterizada pela globalização e pela acessibilidade universal da informação nunca vista antes.
Entretanto, o grande problema da internet é o fato de ela ter falhas que comprometem a segurança de seus usuários. Por ser pública e global, ela é usada por muitos tipos de pessoas e elas podem ter diferentes propósitos e objetivos, o que compromete a segurança da rede. Esse fato é agravado ainda pela questão do anonimato, que facilita crimes como racismo, pedofilia, roubos de informações pessoais, falsas identidades e plágio. Além disso, a rede é vulnerável a ações de hackers, que são capazes de invadirem contas de empresas, de pessoas físicas e até mesmo do próprio governo. Tudo isso demonstra que a internet, apesar de facilitar o acesso à informação, é um ambiente inseguro e que, portanto, exige cautela por parte de seus usuários.

1)      Qual é a tese da introdução?
2)      Quais são os tópicos frasais (ideia principal) do 2º e 3º parágrafos?
3)      Quais são os argumentos utilizados no 2º e 3º parágrafos?
4)      Quais foram os fechamentos utilizados no 2º e 3º parágrafos?
5)      Qual o tipo de desenvolvimento que foi utilizado?

Observação: Perceba que o parágrafo de desenvolvimento é realmente uma “redação em miniatura” composta por introdução (tópico frasal), desenvolvimento (argumentos) e conclusão (encerramento ou fechamento). 
PROPOSTA DE REDAÇÃO 1

Dando continuidade à introdução abaixo,  faça dois desenvolvimentos com causa e consequência.

Consta-se que no Brasil existe um grande números de correntes que se deslocam do campo para as médias e grandes cidades.

           
PROPOSTA DE REDAÇÃO 2:

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija três parágrafos de desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo em norma- padrão da língua portuguesa dando continuidade à introdução abaixo.
Texto I

O que é obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Internet: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade>.
Acesso em 16/03/2015.
Introdução:

     Em primeiro lugar, destaca-se a alimentação desequilibrada, cheia de gorduras e carboidratos; outro fator é a ausência de exercícios e, sem dúvida, a permanência demasiada diante de computadores e aparelhos de televisão.

Instruções gerais:

1. O texto I é meramente motivador, serve para fazer você refletir a respeito do tema sobre o qual terá que escrever. É como um “guia” para indicar o que está sendo solicitado, mas você não deve se prender às ideias ali apresentadas na hora de escrever sua redação. Você não deve copiar trechos dos textos motivadores porque perderá pontos na avaliação de algumas competências.
2. Crie o desenvolvimento, fundamentando sua tese com argumentos convincentes.
3. Seu texto deverá ser escrito em 3ª pessoa.
4. Empregue a variedade padrão formal da língua e uma linguagem impessoal, clara e objetiva.
5. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de, no MÁXIMO, 20 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

PROPOSTA DE REDAÇÃO 3

Texto I

Redução da idade penal – sou contra

A redução da idade penal de 18 para 16 ou 14 anos é um grande retrocesso. Simplesmente vai jogar um grande grupo de adolescentes no sistema carcerário. E já se sabe que a reclusão por si só não tem contribuído para combater a violência. A raiz da violência não é a falta de repressão, mas de inserção e perspectiva social e um mínimo de dignidade. É isto que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) defende.

Internet: <http://www.projetoquixote.epm.br/boletim/eca/03.htm>.
Acesso em 17/03/2014.
Texto II

O menor delinquente

            Não se justifica que o menor de 18 anos e maior de 14 anos possa cometer delitos mais hediondos e graves, nada lhe acontecendo senão a simples sujeição às normas da legislação especial. Vale dizer: punição zero. Os crimes mais graves têm sido cometidos por menores, que ainda acobertam os bárbaros criminosos maiores, que veem neles seu melhor instrumento para o crime. O menor de 18 pode votar, ou seja, influir nos destinos do País; pode dirigir e, por infortúnio, matar, mas ficará impune.

Internet: <http://www.ccj.ufsc.br/nejusca/doutrina/o_menor_delinquente.html>.
Acesso em 17/03/2014.
Proposta:
            A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ou menos é uma questão polêmica que vem sendo discutida há anos.
            E você? Pensa também que o adolescente menor de 18 anos deve ser punido como adulto pelos crimes que comete, ou acredita que isso seria um retrocesso?
            Escolha uma das posições e redija um texto dissertativo-argumentativo (introdução e desenvolvimento) para defender sua tese.


Referências:

Novo manual Nova Cultural: Redação, Gramática, Literatura e Interpretação de texto, Editora Nova Cultural, 1994.
VIANA, Antônio Carlos. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1998. 151 p.
Internet: < http://www.coladaweb.com/redacao/desenvolvimento-de-uma-redacao>. Acesso em 24/03/2015.

Internet: <http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/index.>. Acesso em 23/03/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre o livro A volta ao mundo em 80 dias.

1.                   Quem Passepartout pensou que o Detetive Fix era? 2.                   Sra. Aouda foi salva por quem e em qual país? 3.                   Ao longo do livro A Volta Ao Mundo em 80 Dias, por quem Aouda se apaixona? 4.                   Por quais personagens é composto o quarteto do livro? 5.                   Quem é acusado de ter roubado o Banco da Inglaterra? 6.                   Qual é o nome do clube frequentado por Phileas Fogg? 7.                   Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg. 8.                   Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passaram os principais personagens da obra. 9.                   Devido a que acontecimento Passepartout foi agredido, perdeu seus sapatos e fugiu de um pagode hinduísta em Bombaim? 10.               Qual meio de transporte utilizado para a fuga após o salvamento da indiana que seria queimada junto ao marido morto? 11.               Cite ao menos 3 meios de tran

JOGO DIDÁTICO - Caça-palavras de Língua Portuguesa

Encontre as 8 palavras referentes aos enunciados do canto direito. Em breve postarei a solução. Divirta-se e aprenda!

JOGO DIDÁTICO - Cruzadinha de Língua Portuguesa

Encontre as palavras e complete a cruzadinha de Língua Portuguesa Em breve, postarei o gabarito. Caso queiram com urgência, enviem e-mail para leandronepomuceno@gmail.com. Informe no corpo da mensagem a escola, se é professor ou não. Bom divertimento! 1 - predicativodosujeito 2 - nominal 3 - fortes 4 - verbal 5 - composto 6 - indeterminado 7 - período 8 - oraçãosemsujeito 9 - frasenominal 10 - adjuntoadnominal 11 - verbo-nomina