Tipos de desenvolvimento para o texto
dissertativo
O
desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, você discutirá
os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre
um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação, além do que
estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas maneiras
diferentes:
a) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a tentativa
de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra
estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a
situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o
assunto.
b) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos
positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do
argumento. É trabalhar com os "prós e contras", sem dar ênfase a
apenas um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no
desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
c) Oposição de ideias:
Trabalhar com oposição de ideias é explorar com o
mesmo interesse crítico dois polos que sustentam a discussão. Por exemplo, em
se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação
feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
d) Causas e consequências:
Trabalhar com causas e consequências é apresentar, em
um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro
parágrafo, as suas decorrências.
e) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a
maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.
Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Não tomem estas frases como receita infalível. Antes
de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use
sua inteligência para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.
Só depois disso, use estas frases:
Frases para parágrafos - causas e consequências:
- Ao
se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por
exemplo, ...
- Em consequência
disso, vê-se, a todo instante, ...
Frases para parágrafos - prós e contras:
- Alguns
argumentam que .... . Além disso ... . Isso sem contar que ....
- Outros,
porém, ..... . Há registros históricos de ....... que .......
Frases para parágrafos - trajetória histórica:
- Antigamente,
quando ... , percebia-se que ...
- Atualmente,
observa-se que ...
- Em consequência
disso, nota-se ...
Outras frases:
- Dentre
os inúmeros motivos que levaram o ...... é incontestável que .....
- A
observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ......
- Fazendo
um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , ....
Exercício
Exemplo
de dissertação para análise
A internet faz parte da
sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura
atual. O seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao
conhecimento e à informação, entretanto o seu mau uso pode prejudicar os
seus usuários de inúmeras formas. O que a caracteriza como benéfica ou
maléfica é o modo que ela é usada.
Dentre tantos aspectos
positivos, o que mais se destaca entre os benefícios da internet é o caráter de
sua acessibilidade. É simples publicar e acessar conteúdos dos
mais variados campos do conhecimento, o que representa um poder de acesso à
informação nunca antes testemunhado na história tecnológica do mundo. Por meio
da internet, o usuário pode encontrar grandes acervos de livros digitalizados,
visitar páginas de conteúdos especializados e também acompanhar informações
atualizadas por meio de grandes portais de notícia. Sendo assim, pode-se afirmar que a internet
inaugurou uma nova geração e uma nova cultura, caracterizada pela globalização
e pela acessibilidade universal da informação nunca vista antes.
Entretanto, o grande
problema da internet é o fato de ela ter falhas que comprometem a segurança de
seus usuários. Por ser pública e global, ela é usada por muitos tipos de
pessoas e elas podem ter diferentes propósitos e objetivos, o que compromete a
segurança da rede. Esse fato é agravado ainda pela questão do anonimato, que
facilita crimes como racismo, pedofilia, roubos de informações pessoais, falsas
identidades e plágio. Além disso, a rede é vulnerável a ações de hackers, que
são capazes de invadirem contas de empresas, de pessoas físicas e até mesmo do
próprio governo. Tudo isso demonstra que a internet, apesar de facilitar o
acesso à informação, é um ambiente inseguro e que, portanto, exige cautela por
parte de seus usuários.
1) Qual é a
tese da introdução?
2) Quais são os
tópicos frasais (ideia principal) do 2º e 3º parágrafos?
3) Quais são os
argumentos utilizados no 2º e 3º parágrafos?
4) Quais foram
os fechamentos utilizados no 2º e 3º parágrafos?
5) Qual o tipo
de desenvolvimento que foi utilizado?
Observação: Perceba que o parágrafo de desenvolvimento é realmente uma
“redação em miniatura” composta por introdução (tópico frasal),
desenvolvimento (argumentos) e conclusão (encerramento ou fechamento).
PROPOSTA DE
REDAÇÃO 1
Dando continuidade à introdução
abaixo, faça dois desenvolvimentos com
causa e consequência.
Consta-se
que no Brasil existe um grande números de correntes que se deslocam do campo
para as médias e grandes cidades.
PROPOSTA DE
REDAÇÃO 2:
Com base na leitura dos textos
motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija três parágrafos de desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo
em norma- padrão da língua portuguesa dando continuidade à introdução abaixo.
Texto I
O que é obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado
quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao
valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do
dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior
que o gasto energético correspondente.
Internet:
<http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade>.
Acesso em 16/03/2015.
Introdução:
Em primeiro lugar,
destaca-se a alimentação desequilibrada, cheia de gorduras e carboidratos;
outro fator é a ausência de exercícios e, sem dúvida, a
permanência demasiada diante de computadores e aparelhos de televisão.
Instruções
gerais:
1.
O texto I é meramente motivador, serve para fazer
você refletir a respeito do tema sobre o qual terá que escrever. É como um
“guia” para indicar o que está sendo solicitado, mas você não deve se prender
às ideias ali apresentadas na hora de escrever sua redação. Você não deve copiar trechos dos textos
motivadores porque perderá pontos na avaliação de algumas competências.
2. Crie o desenvolvimento, fundamentando sua tese com
argumentos convincentes.
3. Seu texto deverá ser
escrito em 3ª pessoa.
4. Empregue a variedade padrão formal da língua e uma
linguagem impessoal, clara e objetiva.
5. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de, no
MÁXIMO, 20 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
PROPOSTA DE
REDAÇÃO 3
Texto I
Redução da idade
penal – sou contra
A redução da idade penal de 18 para 16 ou 14 anos é um
grande retrocesso. Simplesmente vai jogar um grande grupo de adolescentes no
sistema carcerário. E já se sabe que a reclusão por si só não tem contribuído
para combater a violência. A raiz da violência não é a falta de repressão, mas
de inserção e perspectiva social e um mínimo de dignidade. É isto que o ECA
(Estatuto da Criança e do Adolescente) defende.
Internet:
<http://www.projetoquixote.epm.br/boletim/eca/03.htm>.
Acesso em 17/03/2014.
Texto II
O menor
delinquente
Não se justifica que o menor de 18
anos e maior de 14 anos possa cometer delitos mais hediondos e graves, nada lhe
acontecendo senão a simples sujeição às normas da legislação especial. Vale
dizer: punição zero. Os crimes mais graves têm sido cometidos por menores, que
ainda acobertam os bárbaros criminosos maiores, que veem neles seu melhor
instrumento para o crime. O menor de 18 pode votar, ou seja, influir nos
destinos do País; pode dirigir e, por infortúnio, matar, mas ficará impune.
Internet:
<http://www.ccj.ufsc.br/nejusca/doutrina/o_menor_delinquente.html>.
Acesso em 17/03/2014.
Proposta:
A redução da maioridade penal de 18
para 16 anos ou menos é uma questão polêmica que vem sendo discutida há anos.
E você? Pensa também que o
adolescente menor de 18 anos deve ser punido como adulto pelos crimes que
comete, ou acredita que isso seria um retrocesso?
Escolha uma das posições e redija um texto dissertativo-argumentativo
(introdução e desenvolvimento) para defender sua tese.
Referências:
Novo manual Nova Cultural: Redação, Gramática, Literatura e Interpretação de
texto, Editora Nova Cultural,
1994.
VIANA, Antônio Carlos. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione,
1998. 151 p.
Internet: < http://www.coladaweb.com/redacao/desenvolvimento-de-uma-redacao>.
Acesso em 24/03/2015.
Internet: <http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/index.>.
Acesso em 23/03/2015.
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