Pular para o conteúdo principal

Conclusões para textos dissertativos

Tipos de conclusão para o texto dissertativo


Qualquer texto, para estar completo, organiza-se em três etapas básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cumpridas as duas primeiras etapas, cabe à conclusão fechar o texto do modo mais adequado à modalidade textual em questão. Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese.
Há várias formas de se concluir uma dissertação argumentativa, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Então, apresentamos, a seguir, alguns aspectos a serem observados em diferentes tipos de conclusão dissertativa.

Retomada da tese

É importante que, ao terminar a leitura, o leitor tenha total clareza quanto à tese ali defendida. Por isso, o autor de uma dissertação não pode perder essa última possibilidade de reforçar seu posicionamento no parágrafo final.
Para isso, é preciso que o conteúdo retomado na conclusão — seja apenas da tese ou de parte da análise — esteja em total coerência com o que foi escrito nas partes anteriores da redação, pois só assim se consegue a reafirmação de uma verdade. Mas atenção: o que deve ser retomado é apenas a essência do que já foi mostrado, evitando-se a mera repetição de frases e vocabulário.

Perspectivas futuras

Durante a análise do tema, principalmente quando este tratar de uma situação problemática atual, a dissertação pode se basear em dados passados e presentes, identificando causas, fazendo um paralelo histórico, comparações. Isso feito, abre-se espaço para o olhar futuro em relação ao problema.
É a hora de traçar perspectivas futuras, que podem envolver uma proposta de solução ou apenas uma projeção hipotética do que deverá acontecer, considerando-se determinados contextos. Em ambos os casos, o autor precisa basear---se nos conteúdos já analisados. Não é possível apresentar propostas de solução para problemas que não foram discutidos ou perspectiva futura que não esteja embasada em dados presentes.

Propostas

Quanto às propostas de solução, elas não devem ser “utópicas”, ou seja, não dá para propor que os países desenvolvidos simplesmente aceitem dividir suas riquezas com os países pobres para acabar com a miséria no mundo. Também não se devem apresentar propostas genéricas demais ou típicas do senso comum, como dizer que o governo precisa “fazer alguma coisa” ou que as pessoas “precisam se conscientizar” de algo.
Em vez disso, pode-se propor que determinado órgão de certa área específica do governo reformule a lei que trata do assunto em questão, ou que seja criado um órgão fiscalizador para fazer cumprir determinado acordo. É possível também elaborar propostas mais concretas envolvendo a sociedade, como sugerir que determinados grupos se organizem em associações para pressionar a ação de instituições com poder de resolução do problema. Ou seja, o autor tem direito de manter seu ponto de vista em relação ao tema, só precisa apontar sugestões específicas, sempre citando nomes e escolhendo o vocabulário mais preciso, evitando as generalizações que não contribuem em nada com o texto.

Observações: 
Por último, vale lembrar: nunca inicie uma discussão nova na conclusão, pois não haverá tempo para desenvolvê-la. Também não termine com perguntas abertas sobre questões que, ao invés de serem encaminhadas ao leitor, deveriam ter sido respondidas durante o texto, afinal, a dissertação (principalmente a argumentativa) expõe objetivamente um raciocínio e tem por função conduzir o leitor à aceitação dessa verdade.
Frases-modelo para o início da conclusão
Aqui há algumas frases que podem ajudar, a iniciar uma conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento e use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
·            Em virtude dos fatos mencionados,
·            Por isso tudo,
·            Levando-se em consideração esses aspectos,
·            Dessa forma,
·            Em vista dos argumentos apresentados,
·            Dado o exposto,
·            Tendo em vista os aspectos observados,
·            Levando-se em conta o que foi observado,
·            Em virtude do que foi mencionado,
·            Por todos esses aspectos,
·            Portanto, / logo, / então,

Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:
·            … entende-se que …
·            … percebe-se que …
·            … resta aos homens …
·            … é imprescindível que todos se conscientizem de que …
·            … é preciso que …
·            … é necessário que …
·            … faz-se necessário que …

Internet: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/conclusao-dissertativa-como-encerrar-o-texto-expositivo-ou-argumentativo.htm>.
Acesso em 03/07/2015. (com adaptações)



PROPOSTA DE REDAÇÃO 1


Com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma conclusão dissertativo-             -argumentativa em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “Publicidade infantil”. O texto abaixo foi produzido pelo candidato Antônio Ivan, do Ceará, para o Enem. Você deverá fazer uma conclusão utilizando um dos modelos estudados para finalizar o texto do candidato (mínimo de 5 linhas e máximo de 7 linhas).

A publicidade infantil movimenta bilhões de dólares e é responsável por considerável aumento no número de vendas de produtos e serviços direcionados às crianças. No Brasil, o debate sobre a publicidade infantil representa uma questão que envolve interesses diversos. Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças, pois, do contrário, elas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos e emocionais.
Em primeiro lugar, nota-se que as propagandas voltadas ao público mais jovem podem influir nos hábitos alimentares, podendo alterar, consequentemente, o desenvolvimento físico e a saúde das crianças. Os brindes que acompanham as refeições infantis ofertados pelas grandes redes de lanchonetes, por exemplo, aumentam o consumo de alimentos muito calóricos e prejudiciais à saúde pelas crianças, interessadas nos prêmios. Esse aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis pode acarretar o surgimento precoce de doenças como a obesidade.
Em segundo lugar, observa-se que a publicidade infantil é um estímulo ao consumismo desde a mais tenra idade. O consumo de brinquedos e aparelhos eletrônicos modifica os hábitos comportamentais de muitas crianças que, para conseguir acompanhar as novas brincadeiras dos colegas, pedem presentes cada vez mais caros aos pais. Quando esses não podem comprá-los, as crianças podem ser vítimas de piadas maldosas por parte dos outros, podendo também ser excluídas de determinados círculos de amizade, o que prejudica o desenvolvimento emocional e psicológico dela.

Acesso em 14/07/2015.

PROPOSTA DE REDAÇÃO 2

No texto é relatado o consumo do jovem brasileiro. Agora, você vai expor seu ponto de vista e defendê-lo em um texto dissertativo-argumentativo. Posicione-se em relação ao seguinte tema: O consumo entre os adolescentes: estar na moda faz com que uma pessoa seja admirada pelos outros?



Ah, como gastam

69% dos jovens admitem ser consumistas; moda é importante para 70% deles.

Por Carolina Araújo, colaboração para a Folha

Os pais já perceberam e reclamam. Os especialistas em comportamento listam vários motivos para o fenômeno – desde falta de autoestima até gosto por novidades. Mas agora é a vez de os próprios jovens admitirem: “Somos consumistas mesmo!”.
Para economizar sem abdicar das compras, a estudante carioca Camila Florez, 18, chegou a trabalhar, por alguns meses, em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro, onde podia comprar modelos com desconto.
O guarda-roupa cheio motivou Camila e a amiga Roberta Moulin, 18, a criarem o blog “Reciclando Moda”, onde vendem peças que compraram e nunca foram usadas. “Já vendemos muita coisa”, comemora Camila, que gasta parte do dinheiro recebido em... roupas.
Para Guilherme Lemes, 19, as compras se tornaram um problema. Ele gastava todo o dinheiro dado pela mãe em compras. Tinha até camisetas iguais compradas em ocasiões diferentes. “Sinto prazer em comprar, mas, quando percebi, tinha 40 calças jeans e só usava quatro”, conta. Hoje, ele faz terapia para tratar o que diz ser consumismo compulsivo. Algumas calças jeans inativas já foram herdadas pelos primos ou vendidas.
Segundo a publicitária Rita Almeida, especialista na área, existem dois padrões de consumo dos jovens. O consumo entre os teens é impulsionado pela necessidade de adequação ao modelo de comportamento imposto pela turma de amigos. Mas a faculdade e a entrada no mercado de trabalho tornam o jovem mais preocupado em se tornar adulto.
Não há uma ruptura entre os dois momentos, diz Rita, mas a mudança nos interesses e no padrão de consumo é visível. “A idade os torna mais conscientes em relação ao consumo. A entrada na faculdade é um marco fundamental, pois os conflitos internos mudam completamente”, afirma.

Acesso em 09/07/2015.


Instruções gerais

  1. O texto I é meramente motivador, serve para fazer você refletir a respeito do tema sobre o qual terá que escrever. Ele é como um “guia” para indicar o que está sendo solicitado, mas você não deve se prender às ideias ali apresentadas na hora de escrever sua redação. Você não deve copiar trechos do texto motivador.
  2. Lembre-se de que a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo é composta de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral o assunto a ser discutido. Posteriormente, crie o desenvolvimento fixado na desenvoltura dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses deverão ser pautados em bases sólidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E, por fim, faça a conclusão, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.
  3. Empregue vocabulário escolarizado, evitando termos coloquiais, adjetivação desnecessária, gírias, afirmações extremas e generalizações.
  4. Escreva um texto de, no MÁXIMO, 25 linhas (corpo do texto) e, no MÍNIMO, 20 linhas, considerando-se letra de tamanho regular. Evite rasuras.


PROPOSTA DE REDAÇÃO 3

Texto I

O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola. Eu preferia que ele não viesse. [...] Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama. Seus pontos de referência são outros.
            Como não tem nada, pode ver tudo. Vive num grande playground, onde pode brincar com tudo, desde que “de fora”. O menino de rua só pode brincar no espaço “entre” as coisas. Ele está fora do carro, fora da loja, fora do restaurante. A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. [...] Seu ponto de vista é o contrário do intelectual: ele não vê o conjunto nem tira conclusões históricas — só detalhes interessam. O conceito de tempo para ele é diferente do nosso. Não há segunda-feira, colégio, happy hour. Os momentos não se somam, não armazenam memórias. Só coisas “importantes”: “Está na hora do português da lanchonete despejar o lixo...” ou “Estão dormindo no meu caixote...” [...]
Se não sentir fome ou dor, ele curte. Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos canos de descarga pedindo dinheiro. Ele se acha normal; nós é que ficamos anormais com a sua presença.

JABOR, A. O menino está fora da paisagem. O Estado de São Paulo. São Paulo, 14 abr. 2009.

Texto II

Vinte anos se passaram desde a queda do Muro de Berlim. A cidade comemora com uma programação rica em atividades. Pode-se conferir, por exemplo, uma grande exposição de fotografias na Alexander Platz ou ver de perto a restauração da East Side Gallery, um pedaço de muro ainda existente que se transformou numa galeria de arte a céu aberto. [...] Em Berlim, [...] tenho ouvido a afirmação recorrente de que o muro persiste enquanto paisagem interiorizada pelos habitantes da cidade. [...] Onde buscar esse muro internalizado? [...]
Tudo isso faz pensar nas cidades brasileiras, onde os muros tomam conta da paisagem, seja segregando favelas e bairros populares, seja cercando os condomínios fechados dos bairros nobres. Berlim nos ensina que o muro é forma-           -conteúdo, é produto e também processo, reflete e condiciona o modo como uma sociedade lida com a diferença. O muro também produz a diferença e radicaliza a ocultação do “outro”, transforma diferença em segregação e desigualdade.

SERPA, A. Muros internalizados. A Tarde. Salvador, 1º ago. 2009. Caderno Opinião, p. A3.


Os três fragmentos oferecidos para a sua reflexão apresentam situações distintas, mas que se identificam ao tratarem dos muros visíveis e invisíveis que separam as pessoas.
A partir de uma análise das ideias desses fragmentos, produza um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta a desigualdade reveladora de muros visíveis e invisíveis no Brasil, sugerindo alternativas de mudança.

Escreva um texto de, no MÁXIMO, 25 linhas (corpo do texto) e, no MÍNIMO, 20 linhas, considerando-se letra de tamanho regular. Evite rasuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre o livro A volta ao mundo em 80 dias.

1.                   Quem Passepartout pensou que o Detetive Fix era? 2.                   Sra. Aouda foi salva por quem e em qual país? 3.                   Ao longo do livro A Volta Ao Mundo em 80 Dias, por quem Aouda se apaixona? 4.                   Por quais personagens é composto o quarteto do livro? 5.                   Quem é acusado de ter roubado o Banco da Inglaterra? 6.                   Qual é o nome do clube frequentado por Phileas Fogg? 7.                   Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg. 8.                   Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passaram os principais personagens da obra. 9.                   Devido a que acontecimento Passepartout foi agredido, perdeu seus sapatos e fugiu de um pagode hinduísta em Bombaim? 10.               Qual meio de transporte utilizado para a fuga após o salvamento da indiana que seria queimada junto ao marido morto? 11.               Cite ao menos 3 meios de tran

JOGO DIDÁTICO - Caça-palavras de Língua Portuguesa

Encontre as 8 palavras referentes aos enunciados do canto direito. Em breve postarei a solução. Divirta-se e aprenda!

JOGO DIDÁTICO - Cruzadinha de Língua Portuguesa

Encontre as palavras e complete a cruzadinha de Língua Portuguesa Em breve, postarei o gabarito. Caso queiram com urgência, enviem e-mail para leandronepomuceno@gmail.com. Informe no corpo da mensagem a escola, se é professor ou não. Bom divertimento! 1 - predicativodosujeito 2 - nominal 3 - fortes 4 - verbal 5 - composto 6 - indeterminado 7 - período 8 - oraçãosemsujeito 9 - frasenominal 10 - adjuntoadnominal 11 - verbo-nomina