Atividade desenvolvida:
Pedimos aos alunos que desenvolvessem uma narrativa na qual um trecho se encaixasse perfeitamente. O narrador, o tempo, espaço e personagens, são elementos que deveriam se manter ao longo da narrativa.
Escolhi uma dessas atividades para ilustrar o alcance do objetivo da atividade por alguns alunos:
Aluna: Ana Giulia
Naquela manhã de sábado, ele tomava seu gim-tônico no terraço e mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.
Era um garotinho de roupas gastas e sujas. Parecia triste, prestes a chorar. Ele, curioso, foi até o menino e perguntou o que havia.
- Algo horrível, senhor - ele respondeu - minha mãe está doente e não temos dinheiro suficiente para pagar os remédios. Estou com medo, muito medo de que algo aconteça.
Ele, comovido com a situação, resolveu fazer algo a respeito. Foi até a casa, pegou uma grande quantia em dinheiro e entregou ao menino que, em prantos, agradeceu e foi embora correndo.
Vários anos depois, ele contraiu uma grave doença e necessitava de uma cirurgia cara, o que desesperou os dois. porém, ao receber a conta do hospital, a mulher chocou-se: o total estava zerado. Embaixo estava escrito: "Não precisa pagar. A conta foi paga há vários anos".
A redação deveria ser escrita em no máximo 20 linhas, deveria conter um discurso direto e no mínimo três parágrafos bem definidos. Vê-se que a aluna cumpriu com todos os elementos sugeridos pelo professor. O trecho apresentado pela aluna,no primeiro parágrafo, não poderia ser alterado, porém poderia encaixar-se em qualquer parte da redação.
Ana Giulia do 8º "B"!
Mais uma redação:
Amanda de Queiroz Gonçalves – 8º "D"
Pedimos aos alunos que desenvolvessem uma narrativa na qual um trecho se encaixasse perfeitamente. O narrador, o tempo, espaço e personagens, são elementos que deveriam se manter ao longo da narrativa.
Escolhi uma dessas atividades para ilustrar o alcance do objetivo da atividade por alguns alunos:
Aluna: Ana Giulia
Naquela manhã de sábado, ele tomava seu gim-tônico no terraço e mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.
Era um garotinho de roupas gastas e sujas. Parecia triste, prestes a chorar. Ele, curioso, foi até o menino e perguntou o que havia.
- Algo horrível, senhor - ele respondeu - minha mãe está doente e não temos dinheiro suficiente para pagar os remédios. Estou com medo, muito medo de que algo aconteça.
Ele, comovido com a situação, resolveu fazer algo a respeito. Foi até a casa, pegou uma grande quantia em dinheiro e entregou ao menino que, em prantos, agradeceu e foi embora correndo.
Vários anos depois, ele contraiu uma grave doença e necessitava de uma cirurgia cara, o que desesperou os dois. porém, ao receber a conta do hospital, a mulher chocou-se: o total estava zerado. Embaixo estava escrito: "Não precisa pagar. A conta foi paga há vários anos".
A redação deveria ser escrita em no máximo 20 linhas, deveria conter um discurso direto e no mínimo três parágrafos bem definidos. Vê-se que a aluna cumpriu com todos os elementos sugeridos pelo professor. O trecho apresentado pela aluna,no primeiro parágrafo, não poderia ser alterado, porém poderia encaixar-se em qualquer parte da redação.
Ana Giulia do 8º "B"!
Mais uma redação:
Senhor Antônio e dona Marina viviam sozinhos naquela casa
grande e silenciosa. Naquela manhã de sábado, ele tomava seu gim-tônica no
terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina,
quando perceberam que alguém os abservava pelo portão entreaberto. Senhor
Antônio levou um susto, e logo foi ver o que tinha acontecido, dona Marina foi
logo atrás. Antônio disse:
— Quem está aí?
Ninguém havia respondido, eles só ouviram choro. Senhor
Antônio resolveu ir até o portão. Quando abriu, viu que era um menino de rua,
sujo e magrinho. Com dó da criança, Antônio pegou o menino no colo e levou para
dentro de casa. Depois daquele dia, senhor Antônio e dona Marina cuidaram do
menino, que cresceu e estatura e inteligência.
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