Pular para o conteúdo principal

Narrativa

Atividade desenvolvida:

Pedimos aos alunos que desenvolvessem uma narrativa na qual um trecho se encaixasse perfeitamente. O narrador, o tempo, espaço e personagens, são elementos que deveriam se manter ao longo da narrativa.
Escolhi uma dessas atividades para ilustrar o alcance do objetivo da atividade por alguns alunos:

Aluna: Ana Giulia

          Naquela manhã de sábado, ele tomava seu gim-tônico no terraço e mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.
          Era um garotinho de roupas gastas e sujas. Parecia triste, prestes a chorar. Ele, curioso, foi até o menino e perguntou o que havia.
          - Algo horrível, senhor - ele respondeu - minha mãe está doente e não temos dinheiro suficiente para pagar os remédios. Estou com medo, muito medo de que algo aconteça.
          Ele, comovido com a situação, resolveu fazer algo a respeito. Foi até a casa, pegou uma grande quantia em dinheiro e entregou ao menino que, em prantos, agradeceu e foi embora correndo.
          Vários anos depois, ele contraiu uma grave doença e necessitava de uma cirurgia cara, o que desesperou os dois. porém, ao receber a conta do hospital, a mulher chocou-se: o total estava zerado. Embaixo estava escrito: "Não precisa pagar. A conta foi paga há vários anos".

A redação deveria ser escrita em no máximo 20 linhas, deveria conter um discurso direto e no mínimo três parágrafos bem definidos. Vê-se que a aluna cumpriu com todos os elementos sugeridos pelo professor. O trecho apresentado pela aluna,no primeiro parágrafo, não poderia ser alterado, porém poderia encaixar-se em qualquer parte da redação.
Ana Giulia do 8º "B"!

Mais uma redação:

     Senhor Antônio e dona Marina viviam sozinhos naquela casa grande e silenciosa. Naquela manhã de sábado, ele tomava seu gim-tônica no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os abservava pelo portão entreaberto. Senhor Antônio levou um susto, e logo foi ver o que tinha acontecido, dona Marina foi logo atrás. Antônio disse:
     — Quem está aí?
     Ninguém havia respondido, eles só ouviram choro. Senhor Antônio resolveu ir até o portão. Quando abriu, viu que era um menino de rua, sujo e magrinho. Com dó da criança, Antônio pegou o menino no colo e levou para dentro de casa. Depois daquele dia, senhor Antônio e dona Marina cuidaram do menino, que cresceu e estatura e inteligência.

Amanda de Queiroz Gonçalves – 8º "D" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre o livro A volta ao mundo em 80 dias.

1.                   Quem Passepartout pensou que o Detetive Fix era? 2.                   Sra. Aouda foi salva por quem e em qual país? 3.                   Ao longo do livro A Volta Ao Mundo em 80 Dias, por quem Aouda se apaixona? 4.                   Por quais personagens é composto o quarteto do livro? 5.                   Quem é acusado de ter roubado o Banco da Inglaterra? 6.                   Qual é o nome do clube frequentado por Phileas Fogg? 7.                   Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg. 8.                   Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passaram os principais personagens da obra. 9.                   Devido a que acontecimento Passepartout foi agredido, perdeu seus sapatos e fugiu de um pagode hinduísta em Bombaim? 10.               Qual meio de transporte utilizado para a fuga após o salvamento da indiana que seria queimada junto ao marido morto? 11.               Cite ao menos 3 meios de tran

JOGO DIDÁTICO - Caça-palavras de Língua Portuguesa

Encontre as 8 palavras referentes aos enunciados do canto direito. Em breve postarei a solução. Divirta-se e aprenda!

JOGO DIDÁTICO - Cruzadinha de Língua Portuguesa

Encontre as palavras e complete a cruzadinha de Língua Portuguesa Em breve, postarei o gabarito. Caso queiram com urgência, enviem e-mail para leandronepomuceno@gmail.com. Informe no corpo da mensagem a escola, se é professor ou não. Bom divertimento! 1 - predicativodosujeito 2 - nominal 3 - fortes 4 - verbal 5 - composto 6 - indeterminado 7 - período 8 - oraçãosemsujeito 9 - frasenominal 10 - adjuntoadnominal 11 - verbo-nomina