Pular para o conteúdo principal

Narração

Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo e lugar,  envolve personagens em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
Espaço - É o local onde acontecem os fatos. Pode ser físico ou psicológico. (alguns autores também trazem o espaço social)
Tempo – Pode ser cronológico (linear) ou psicológico (não se mede racionalmente / tempo da consciência do homem). Está relacionado aos conceitos de isocronia (tempo linear) e de anacronia (alteração da ordem temporal da ação). Essa alteração da ordem pode ser prolepse (após o ocorrido) e analepse (antes do ocorrido).
Personagens - São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio enredo. Podem ser principais, secundárias e figurantes, dependendo da ordem de importância que exercem dentro do texto. Podem ainda ser planas ou redondas (dotadas de características psicológicas) em relação às suas características dentro de um texto.
Narrador - É aquele que conta a história, mediador entre a história narrada e o leitor. Classifica-se em três modalidades:

Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa. Pode ser testemunha ou protagonista.
Narrador-observador (câmera) - Apenas limita-se em descrever os fatos sem se envolver com os mesmos. Aí, predomina-se o uso da 3ª pessoa.
Narrador Onisciente - Esse sabe tudo sobre o enredo e os personagens, revelando os sentimentos e pensamentos mais íntimos. Não está limitado ao ponto de vista de um personagem, logo, sabe tudo e pode estar em qualquer lugar.
 Enredo é o desencadear dos fatos, a essência da história, a qual se constituirá para um desfecho imprevisível que talvez não corresponderá às expectativas do leitor.
Este, portanto, poderá ser triste, alegre, cômico ou trágico, dependo do ponto de vista do narrador.
Observação Importante: O narrador não é o autor da história. O narrador é uma entidade fictícia, de natureza textual.

Como se desenvolve uma narrativa?

Apresentação - situação inicial.
Conflito – quebra da situação inicial, nó, complicação.
Clímax – ponto alto da narrativa.
Desfecho – epílogo.

Introdução: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu?
Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu?

Conclusão: Qual a consequência desse acontecimento?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre o livro A volta ao mundo em 80 dias.

1.                   Quem Passepartout pensou que o Detetive Fix era? 2.                   Sra. Aouda foi salva por quem e em qual país? 3.                   Ao longo do livro A Volta Ao Mundo em 80 Dias, por quem Aouda se apaixona? 4.                   Por quais personagens é composto o quarteto do livro? 5.                   Quem é acusado de ter roubado o Banco da Inglaterra? 6.                   Qual é o nome do clube frequentado por Phileas Fogg? 7.                   Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg. 8.                   Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passaram os principais personagens da obra. 9.                   Devido a que acontecimento Passepartout foi agredido, perdeu seus sapatos e fugiu de um pagode hinduísta em Bombaim? 10.               Qual meio de transporte utilizado para a fuga após o salvamento da indiana que seria queimada junto ao marido morto? 11.               Cite ao menos 3 meios de tran

JOGO DIDÁTICO - Caça-palavras de Língua Portuguesa

Encontre as 8 palavras referentes aos enunciados do canto direito. Em breve postarei a solução. Divirta-se e aprenda!

JOGO DIDÁTICO - Cruzadinha de Língua Portuguesa

Encontre as palavras e complete a cruzadinha de Língua Portuguesa Em breve, postarei o gabarito. Caso queiram com urgência, enviem e-mail para leandronepomuceno@gmail.com. Informe no corpo da mensagem a escola, se é professor ou não. Bom divertimento! 1 - predicativodosujeito 2 - nominal 3 - fortes 4 - verbal 5 - composto 6 - indeterminado 7 - período 8 - oraçãosemsujeito 9 - frasenominal 10 - adjuntoadnominal 11 - verbo-nomina