Pular para o conteúdo principal

Colocação Pronominal


1. (OMEC) Assinale a frase em que há pronome enclítico:

a) Far-me-ás um favor?
b) Nada te direi a respeito.
c) Convido-te para a festa.
d) Não me fales mais nisso.
e) Dir-se-ia uma incoerência.

2. (MED. SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa em que todos os pronomes pessoais estão colocados corretamente, segundo o uso clássico da língua portuguesa:

a) Eu o vi, não lhe falei, darei-te o livro.
b) Eu o vi, falei-lhe, nada lhe direi.
c) Nada dir-lhe-ei, não o estimo, Deus ajude-nos.
d) Deus nos ajude! Não quero te ofender, mas vai-te embora.
e) Me dá o livro, que eu te devolvo assim que o ler.

3. Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronome?

a) Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
b) Este é um trabalho que absorve-se muito.
c) Far-se-á tudo para que se salvem.
d) Não arrepender-se-ia de haver dito a verdade.
e) Em pondo-se o sol os pássaros debandam.

4. O pronome está mal colocado em apenas um dos períodos. Identifique-o:

a) Finalmente entendemos que aquela não era a estante onde deveriam-se colocar cristais .
b) Ninguém nos falou, outrora, com tanta sinceridade .
c) Não se vá, custa-lhe ficar um pouco mais?
d) A mão que te estendemos é amiga.


5. Identifique nas frases a colocação pronominal, justificando-as.

a) "Vou-me embora pra Pasárgada ..."

b) Nunca me deram amor.

c) Nem tudo se compra.

d) Consumir-se-á a vida toda em palavras.

e) Recusou a proposta de emprego, fazendo-se de desentendida.

6. Qual das alternativas a seguir não traz exemplo adequado de colocação pronominal?
a) Me disseram que a vida acabaria cedo.
b) Furta-se-á a dizer a verdade sobre os sapatos novos e caros.
c) Digam-me uma coisa: é possível ser feliz?
d) Ela quis comprar a vida, mas a vida não se compra.

6. Justifique os casos proclíticos das frase abaixo:

a) Isso me comoveu deverasmente.

b) A pessoa que me telefonou , não se identificou.

c) Escrevia, conforme me lembrava.

d) Aqui se brinca!


e) Quem te disse que eu te amo?

7. Quais são as palavras que atraem o pronome, além das citadas na aula acima?

8. Quais são os pronomes oblíquos átonos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre o livro A volta ao mundo em 80 dias.

1.                   Quem Passepartout pensou que o Detetive Fix era? 2.                   Sra. Aouda foi salva por quem e em qual país? 3.                   Ao longo do livro A Volta Ao Mundo em 80 Dias, por quem Aouda se apaixona? 4.                   Por quais personagens é composto o quarteto do livro? 5.                   Quem é acusado de ter roubado o Banco da Inglaterra? 6.                   Qual é o nome do clube frequentado por Phileas Fogg? 7.                   Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg. 8.                   Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passaram os principais personagens da obra. 9.                   Devido a que acontecimento Passepartout foi agredido, perdeu seus sapatos e fugiu de um pagode hinduísta em Bombaim? 10.               Qual meio de transporte utilizado para a fuga após o salvamento da indiana que seria queimada junto ao marido morto? 11.               Cite ao menos 3 meios de tran

JOGO DIDÁTICO - Caça-palavras de Língua Portuguesa

Encontre as 8 palavras referentes aos enunciados do canto direito. Em breve postarei a solução. Divirta-se e aprenda!

JOGO DIDÁTICO - Cruzadinha de Língua Portuguesa

Encontre as palavras e complete a cruzadinha de Língua Portuguesa Em breve, postarei o gabarito. Caso queiram com urgência, enviem e-mail para leandronepomuceno@gmail.com. Informe no corpo da mensagem a escola, se é professor ou não. Bom divertimento! 1 - predicativodosujeito 2 - nominal 3 - fortes 4 - verbal 5 - composto 6 - indeterminado 7 - período 8 - oraçãosemsujeito 9 - frasenominal 10 - adjuntoadnominal 11 - verbo-nomina