O Romantismo
Por: Leandro Nepomuceno
Início
O movimento se
iniciou no século XIX, tendo por motivadoras as revoluções Francesa e
Industrial. Esse movimento veio após e em oposição ao neoclassicismo e suas
ideologias e formas fixas.
Cultua o amor com
base na irracionalidade, no individualismo e subjetivismo.
·
Exaltação da imaginação e dos
sentimentos
·
Pessimismo (Evasão)
·
Nacionalismo
No Brasil
Primeira
geração – Nesta, o ufanismo, em decorrência da recente independência
do país, fez com que prevalecesse um verdadeiro sentimento de nacionalidade, no
qual o culto pela cultura primitiva, em especial à figura do índio, teve sua
palavra de ordem.
Descatam-se os autores: Gonçalves de Magalhães
e Gonçalves Dias
Canção do exílio (Gonçalves Dias)
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Segunda
geração – Também conhecida como ultrarromântica, em virtude do
exacerbado egocentrismo e da contundente melancolia.
Lembranças de Morrer (Álvares de Azevedo)
Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
Descatam-se os autores: Casimiro de Abreu, Álvares de
Azevedo, Fagundes Varela.
Terceira Geração - Crítica
Social - Essa fase antecipa características da Escola Realista. O
Romantismo pode assumir um caráter combativo de oposição e crítica social,
observamos sua ocorrência na sua última fase.
Navio Negreiro (Castro
Alves)
Desce do espaço
imenso, ó águia do oceano!
Desce mais ... inda
mais... não pode olhar humano
Como o teu mergulhar
no brigue voador!
Mas que vejo eu aí...
Que quadro d'amarguras!
É canto funeral! ...
Que tétricas figuras! ...
Que cena infame e
vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas
avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros...
estalar de açoite...
Legiões de homens
negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Descatam-se os autores: Antônio Frederico de
Castro Alves, Joaquim de Sousa Andrade (Sousândrade)
Alguns autores e obras
Gonçalves Dias: Primeiros Cantos, Segundos Cantos, Os Timbiras
Álvares de
Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna, Macário
Castro Alves:
Os Escravos, Navio Negreiro. Vozes d’África, Espumas Flutuantes
José de
Alencar: Senhora, O Sertanejo, O Guarani, Iracema
Manuel Antônio de
Almeida: Memórias de
um Sargento de Milícias
Taunay: Inocência
Joaquim Manuel de
Macedo: A Moreninha
Bernardo Guimarães: A
Escrava Isaura.
Exercícios
1 (Ifsp 2011) Leia o poema de
Francisco Otaviano.
Ilusões
da Vida
Quem passou pela vida em branca nuvem,
E em plácido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu;
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.
(SECCHIN,
Antonio Carlos. Roteiro da poesia brasileira – Romantismo. São
Paulo: Global, 2007.)
Este
poema pertence à estética romântica porque:
a) sugere
que o leitor, para ser feliz, viva alienado e distante da realidade.
b) são
explícitas as referências a alguns cânones do Catolicismo.
c) expõe
os problemas sociais que afetavam a sociedade da época.
d) nele
se percebe a vassalagem amorosa, isto é, a submissão do homem em relação à
mulher.
e) sugere
que é importante viver, de forma intensa e profunda, as experiências da
existência humana.
2 (Cefet – MG) Em
relação ao Romantismo, pode-se afirmar que:
I –O poeta romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real, expresso num sentimentalismo acentuado.
II –Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães pertencem à segunda geração romântica.
III –O ilogismo leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em atitudes contraditórias: entusiasmo e depressão, alegria e tristeza.
Estão corretas as afirmativas:
a) Apenas I e III.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) Apenas I e II.
e) Apenas III.
I –O poeta romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real, expresso num sentimentalismo acentuado.
II –Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães pertencem à segunda geração romântica.
III –O ilogismo leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em atitudes contraditórias: entusiasmo e depressão, alegria e tristeza.
Estão corretas as afirmativas:
a) Apenas I e III.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) Apenas I e II.
e) Apenas III.
3 Lembrança de morrer
[...]
De meu pai... de meus únicos amigos,
Poucos, - bem poucos - e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoidecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.
[...]
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
CANDIDO, Antonio. "Melhores poemas de Álvares de Azevedo". 5 ed. São Paulo: Global, 2002. p. 45-46.
O significado do título "Lembrança de morrer" e a própria construção textual revelam o caráter diferenciador da poesia ultra-romântica de Álvares de Azevedo, que se expressa nesses versos pela
a) idealização amorosa.
b) tensão reflexivo-crítica.
c) veia humorístico-satânica.
d) manifestação erótico-sensual.
e) indianismo.
[...]
De meu pai... de meus únicos amigos,
Poucos, - bem poucos - e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoidecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.
[...]
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
CANDIDO, Antonio. "Melhores poemas de Álvares de Azevedo". 5 ed. São Paulo: Global, 2002. p. 45-46.
O significado do título "Lembrança de morrer" e a própria construção textual revelam o caráter diferenciador da poesia ultra-romântica de Álvares de Azevedo, que se expressa nesses versos pela
a) idealização amorosa.
b) tensão reflexivo-crítica.
c) veia humorístico-satânica.
d) manifestação erótico-sensual.
e) indianismo.
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